Busca:
Realização

Guia

Parque Estadual Ibicatu

Através da Rodovia PR-450 que liga as cidades de Porecatu e Centenário do Sul, com acesso pela estrada municipal da Vila Progresso. - Centenário do Sul

O Parque Estadual de Ibicatu está localizado nos municípios Centenário do Sul e Porecatu, no Norte do Paraná. Encontra-se a aproximadamente 2 km da Vila Progresso, 14 km da sede do Município de Centenário do Sul, 20 km da sede de Porecatu, 120 Km do município de Londrina e 469 km de Curitiba.

O Parque foi criado através de um acordo com o proprietário da Fazenda Jangadinha, quando a área de floresta que era parte da reserva legal desta e a porção mais preservada, foi permutada por área equivalente já explorada, considerada terra devoluta.

Seu nome foi escolhido através de concurso realizado entre estudantes das escolas da região e era o nome da fazenda mais antiga da região, a qual se denominava Ibicatu.

Mais recentemente, após estudos técnicos se buscou ampliar a área do Parque para proteger melhor os recursos naturais do entorno e propiciar condições mais adequadas de sobrevivência de espécies da flora e fauna nativas, utilizando princípios de ecologia da paisagem. Assim foram incluídas áreas com potencial de preservação e reforçados os Corredores de Biodiversidade do entorno, visando a manutenção de processos ecológicos.

O Parque Ibicatu tem se mostrado um importante atrativo regional, atraindo cerca de 3000 visitantes por ano


Telefone: (43) 3623-4201
Funcionamento: Segunda a domingo das 08h00 às 18h00
Entrada: Franca
Atividades realizadas: Cachoeira, trilha, espaço para fazer refeiçoes
Acessibilidade: Não oferece oportunidades para portadores de deficiências.
Ponto de referência: 2km da Vila Progresso
Tipo de visita: Não guiada

Galeria de fotos

Localização

Nossos parceiros