Busca:
Realização

Blog

26/08/2021

ADETUNORP reuniu 35 prefeitos da região norte do Paraná para ações de retomada do turismo

Os benefícios e impactos efetivos que o turismo proporciona para a sociedade é tão relevante quanto as perspectivas e ações de alavancar a economia com geração de empregos e melhoria da qualidade de vida” afirma Adriana Pontin, atual Presidente da ADETUNORP.


Os novos diretores da Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná – ADETUNORP iniciam projeto de retomada do turismo na região através de três principais ações que foram apresentadas no dia 30 de julho no Espaço Villa Rica em Londrina para 35 prefeitos e gestores da região norte do Estado.


A primeira proposta foi o lançamento da Campanha “Prefeito Amigo do Turismo”. Através de um termo de compromisso assinado por prefeitos para que apostem na forma mais rápida de gerar emprego e renda nos seus municípios. A campanha idealizada pelo Movimento Supera Turismo Brasil busca sensibilizar gestores municipais para o grande potencial que o turismo oferece. Tais como ampliar receitas diretas e indiretas, gerar desenvolvimento local e assegurar mais autonomia e liberdade de escolhas para o seu município. No Paraná, a Campanha tem apoio da SEDEST (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo). E na região norte, a campanha é realizada pela ADETUNORP em parceria com a AMEPAR – Associação dos Municípios do Médio Paranapanema e ABAV – Associação Brasileira de Agentes de Viagem.


A segunda ação é a inclusão dos municípios da região norte do Estado no Mapa do Turismo Brasileiro. Com esse cadastro que ocorre de dois em dois anos, os municípios passam a integrar a Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná - ADETUNORP, que é reconhecida como a Instância de Governança que gere a região através da resolução conjunta SEDEST e PARANÁ TURISMO. “Todos os municípios inseridos nas regiões do Mapa são considerados, pelo Programa de Regionalização do Turismo do MTur, destinos de vocação turística ou destinos de apoio que podem contribuir ou se beneficiar da geração de emprego e renda induzidos pela atividade do setor.” (fonte MTur)


O terceiro item da pauta foi a apresentação do Portal Turístico on-line, uma ferramenta de incentivo ao turismo regional que está sendo desenvolvida com patrocínio da VCI S.A. - incorporadora de empreendimentos hoteleiros premium que é associada a ADETUNORP e que representa a Rede Hard Rock Hotéis no Brasil. O objetivo é oferecer informações importantes para a população para que possam desfrutar das experiências existentes na região norte do Paraná. Informações como onde comprar, comer ou ficar, o que ver ou fazer, calendário de eventos, entre outras informações sobre a história do município e seus principais pontos turísticos poderão ser vistos no portal, que será lançado ainda esse ano.


Com mais de uma década de experiência desenvolvendo estratégias e coordenando grandes projetos relacionados ao turismo de negócios, Adriana pretende – ao longo do mandato de três anos – firmar parcerias e dar andamento a projetos que estimulem o desenvolvimento socioeconômico do norte paranaense: “Há muito potencial a ser explorado na região. A ideia é fomentar o turismo regional conscientizando os empresários, municípios e a sociedade como um todo das ofertas de serviços, produtos e atrativos turísticos que o Norte do Paraná possuí. E com isso, iniciar um processo em cadeia que irá beneficiar os negócios, o pequeno empreendedor, a cultura local e qualquer outra área que seja impactada, direta ou indiretamente, por nossas ações estratégicas”, reforçou.


No dia 30 de julho aconteceu a primeira reunião presencial organizada pela atual gestão com a participação dos prefeitos e gestores responsáveis pela pasta de turismo. Os 35 municípios convidados são:  ALVORADA DO SUL, ARAPONGAS, ASSAÍ, BELA VISTA DO PARAÍSO, CAFEARA, CAMBÉ, CENTENÁRIO DO SUL, FIGUEIRA, FLORESTÓPOLIS, GUARACI, IBIPORÃ, JATAIZINHO, LEOPOLIS, LONDRINA, LUPIONÓPOLIS, MIRASELVA, NOVA AMÉRICA DA COLINA, NOVA FÁTIMA, NOVA SANTA BARBARA, PITANGUEIRAS, PORECATU, PRADO FERREIRA, PRIMEIRO DE MAIO, RANCHO ALEGRE, ROLANDIA, SABAÚDIA, SANTA CECÍLIA DO PAVÃO, SANTO ANTONIO DO PARAÍSO, SÃO JERONIMO DA SERRA, SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA, SAPOPEMA, SERTANEJA, SERTANÓPOLIS, TAMARANA e URAÍ.



Fonte: https://portalilhadosol.com.br/

Galeria de fotos

Nossos parceiros