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26/08/2021

ADETUNORP lança campanha “Prefeito Amigo doTurismo” para prefeitos da região turística norte do Paraná

A campanha idealizada pelo Movimento Supera Turismo Brasil busca sensibilizar gestores municipais para o grande potencial que o turismo oferece. Tais como ampliar receitas diretas e indiretas, gerar desenvolvimento local e assegurar mais autonomia e liberdade de escolhas para o seu município. No Paraná, a Campanha tem apoio da SEDEST (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo) e PARANÁ TURISMO. E na região norte, a campanha é realizada pela ADETUNORP em parceria com a AMEPAR – Associação dos Municípios do Médio Paranapanema e ABAV – Associação Brasileira de Agentes de Viagem.


No final de julho a ADETUNORP reuniu prefeitos da região turística Norte do Paraná para o lançamento da Campanha “Prefeito Amigo do Turismo”. A ação é um convite para uma tomada de posição, que sugere uma visão criativa e um jeito viável de movimentar a roda da economia. Trata-se, em resumo, de um termo de compromisso assumido, para o mandato todo, capaz de criar alternativas ainda pouco exploradas.


Na foto estão: Cristiane Touma, representante estadual da ABAV Paraná, Prefeito Jamison Donizete representando o Secretário Estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Nilson Violato, representando o Presidente da AMEPAR e Adriana Pontin, Presidente da Adetunorp.


Os prefeitos podem aderir à campanha nacional se cadastrando no site do Movimento Supera Turismo Brasil, sempre tendo consciência dos termos assumidos com o termo de adesão conforme descrito no site do movimento.


Como Prefeito Amigo do Turismo, assumo o compromisso de:


 



  • Ter equipe dedicada ao setor (Secretaria Municipal de Turismo), ocupada por um gestor selecionado de acordo com sua capacidade técnica e com orçamento destacado para essa ação.



  • Criar e fortalecer o Conselho Municipal de Turismo, com a participação representativa dos diferentes segmentos do setor.



  • Construir um Plano Municipal de Turismo adequado à realidade local; fortalecer a identidade turística local; entender a oferta turística como o conjunto que compreende equipamentos, bens e serviços, além do caráter artístico, cultural, social - entre outros atrativos com potencial de despertar o interesse do turista.



  • Planejar divulgação turística adequada à realidade do município.



  • Criar um ambiente de negócios propício para atrair novos investidores, fomentar o empreendedorismo local e estimular os diversos segmentos do turismo identificados no município.



  • Sensibilizar alunos e professores a desenvolverem atividades acadêmicas sobre os vários atrativos turísticos regionais, por meio da realização de palestras, workshops, oficinas, viagens, concursos, premiações - entre outras iniciativas que elevem a autoestima e construam a cidadania. 



  • Investir em capacitação, qualificação e formação de profissionais e prestadores de serviços turísticos, para bem-receber os visitantes.



  • Abrir diálogo com os prefeitos das cidades da mesma região, para estimular a criação de roteiros regionais e iniciativas promocionais cooperadas.



  • Elaborar medidas e políticas, a fim de inserir a atividade turística de forma sustentável, fazendo o turismo um meio de desenvolvimento.



  • Entender o papel do gestor público quanto à atividade turística: planejar a atividade turística; estabelecer resoluções de acordo com a lei, entender o turismo como vetor de desenvolvimento, além de incentivar o setor privado.



  • Manter a população sempre bem informada e engajar as lideranças locais via conselhos municipais de turismo em ações de promoção voluntária do destino.



  • Investir em limpeza pública, sinalização turística, serviços públicos de saúde, acesso e conectividade, infraestrutura e recursos humanos. Envolver a comunidade e o setor privado na implantação desta atividade e motivar ações que permitam a interação da atividade com demais setores da economia local.



  • Para qualquer tomada de decisão, lembrar que a melhor cidade para o turista é aquela que é boa para o cidadão e vice-versa.



  • Como gestor público, me comprometo a ser um  ‘Prefeito Amigo do Turismo’ durante toda a gestão. 



  • Mobilizarei vereadores e a sociedade civil organizada para unir forças e executar as ações promocionais do destino, incluindo as campanhas do Movimento Supera Turismo Brasil, tendo como exemplo o “Guia do Viajante Responsável”.



Fonte: https://portalilhadosol.com.br/

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